Portuguese English French German Italian Japanese Russian Spanish

 

Impermeabilização

Impermeabilização

 

A actividade impermeabilização, é entendida de forma simples, como a adopção de técnicas e materiais com o objectivo de formar uma barreira química ou física, contra a passagem da água.

 


No entanto, a impermeabilização tem uma função muito mais importante, que é a de proteger os materiais de construção, contra a degradação provocada pela água, visto que a maioria deles são susceptíveis à esta degradação.

 

Os materiais e sistemas de impermeabilização possuem características próprias e variáveis, em função de sua composição química, formulações, etc., apresentando propriedades distintas de resistência a tracção, alongamento, aderência, impermeabilidade, absorção de água, durabilidade, etc.

 

Portanto, se os sistemas possuem propriedades variáveis, é natural que a sua aplicação na construção civil apresente formas de desempenho distintas. Uma adequada escolha dos materiais e técnicas utilizadas para solucionar o problema, só pode ser tomada por profissionais qualificados, como os trabalhadores da Traver.

Só os materiais de qualidade podem resistir as "forças" que actuam sobre uma determinada estrutura, e só uma aplicação correcta (preparação, aplicação e manutenção) pode garantir o sucesso da intervenção.

 

Assim sendo, a impermeabilização torna-se uma actividade complexa, visto que os profissionais da especialidade, devem conhecer com profundidade as propriedades dos sistemas impermeabilizantes para então deduzir o seu comportamento frente às solicitações impostas pela construção civil.

 

Por outro lado, a construção que servirá de suporte e protecção da impermeabilização apresenta também as suas propriedades físicos e químicos intrínsecas dos materiais utilizados na sua construção, que reflectem nas exigências de desempenho do sistema de impermeabilização, que será utilizado para protegê-lo, contra a passagem indesejável de água.

 

A somatória de materiais distintos para a construção de uma edificação, cada um com propriedades diferentes, bem como da metodologia de aplicação, muitas vezes acarretam em problemas de patologia construtivas, que incidem directamente no desempenho da impermeabilização e, se a mesma não estiver adequadamente dimensionada, poderá falhar por não resistir aos esforços impostos. Logo, só a correcta escolha dos materiais, que é determinada pela própria patologia, e uma aplicação tecnicamente perfeita, podem garantir o sucesso de uma intervenção de impermeabilização.

 

Impermeabilização de Terraços / Coberturas

 

A impermeabilização de terraços nas suas várias vertentes de utilização é uma das áreas onde a especialização se apresenta como factor decisivo. Assim, a Traver realiza permanentemente acções de formação com o objectivo de capacitar os seus trabalhadores para as diferentes áreas de actuação. Os sistemas de impermeabilização que aplicamos, são homologados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil e as acções de formação ministradas pelas próprias empresas de materiais (Mapei, Maxit, Arga, Sika, Henkel, etc.).

 

Materiais

 

Esta especialidade exige um trabalho complexo de preparação e acabamento das superfícies. Para tal dispomos de meios técnicos, mão de obra especializada e apenas trabalhamos com as marcas mais renomadas do ramo. A Henkel foi a empresa escolhida pela Traver para fornecer os produtos utilizados nas nossas obras. Produtos inovadores como a Borracha Líquida, Silicone Líquido, Invisível Solos e Invisível, tem ajudado a Traver a realizar com sucesso inúmeros trabalhos.
 Os terraços, as varandas, os algerozes e as coberturas, qualquer que seja a sua localização no edifício, apresentam normalmente dois tipos de utilização: transitável e não transitável.

 

Transitável

 

A impermeabilização deste tipo de terraços, tem uma componente significativa de trabalhos de Construção Civil. Normalmente é necessária a demolição e remoção do revestimento e impermeabilização existentes, rectificação de pendentes, abertura de roços, execução de betonilhas, aplicação de mosaicos, etc. Trabalhos que executamos na sua totalidade, beneficiando assim o Cliente de uma garantia total (pelo menos 5 anos).
 Executamos soluções com e sem isolamento térmico.

 

Não Transitável

 

Este tipo de coberturas tem apenas visitas esporádicas (limpezas, técnicos de manutenção de antenas, aparelhos de ar condicionado, etc.).
Por este motivo, a impermeabilização carece de uma protecção pesada, existindo soluções em que as membranas impermeabilizantes podem estar expostas aos raios solares e à intempérie em geral, representando esta opção uma redução significativa de custos.